Biofilia na arquitetura: a arte de pensar no bem-estar através do verde

15 • 06 • 2022 | Decoração

A arquitetura é muito mais do que construir e projetar um ambiente estético e funcional. Muitos conceitos são explorados na hora de pensar em um novo local, incluindo a biofilia na arquitetura. Você sabe do que se trata esse tema?

Na verdade, a biofilia é uma forma de integrar elementos da natureza em todos os espaços, proporcionando mais bem-estar aos frequentadores do espaço. 

Para entender melhor sobre o assunto, trouxemos um conteúdo que explica desde o seu conceito principal até o papel dele na arquitetura. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!

Biofilia: o conceito

Você já parou para pensar em como ambientes que têm plantas, flores, elementos naturais e até tons de verde na decoração parecem mais leves e podem até trazer uma sensação de paz? Este resultado na decoração dos espaços é fruto da biofilia, a arte de dar um toque de natureza nos ambientes, até nos mais improváveis. 

Biofilia na arquitetura: a arte de pensar no bem-estar através do verde

Biofilia é um conceito que se refere à conexão inata que os seres humanos têm com a natureza e outras formas de vida. É a ideia de que as pessoas possuem uma necessidade biológica de estar em contato com o ambiente natural e com outras espécies, o que pode trazer benefícios para a saúde física e mental.

A biofilia é uma teoria proposta pelo biólogo Edward O. Wilson em 1984, que defende que os seres humanos possuem uma redução natural com a natureza, que é resultado de milhares de anos de evolução em ambientes naturais. De fato, a biofilia pode ser observada em muitas culturas, em que as pessoas têm uma forte conexão com o mundo natural, e pode ser usada para promover o bem-estar humano e a sustentabilidade ambiental.

Biofilia e neuroarquitetura: qual a relação?

A neuroarquitetura é um conceito importante que faz parte da arquitetura geral. Portanto, ela envolve a capacidade de construir espaços projetados para que os espaços consigam trazer à mente humana os sentimentos desejados para aquele ambiente.

Leia também: As melhores plantas para apartamento

Por exemplo, uma sala de descanso no trabalho deve trazer elementos que incentivem a mente a descansar, relaxar e curtir o momento de tranquilidade nos minutos de folga. Da mesma forma, os sentimentos em relação ao ambiente podem ser instigados em qualquer ambiente, desde os domésticos até os corporativos.

De certo, a biofilia entra como um conceito dentro da neuroarquitetura, já que ela é exatamente a percepção de tranquilidade e bem-estar, aliada aos elementos de decoração que remetem à natureza e estão presentes nos locais.

Como colocar mais elementos naturais dentro de casa?

Não há nada mais relaxante do que chegar em casa e sentir tranquilidade de estar em um ambiente relaxante. Por isso, a biofilia é muito usada na arquitetura de ambientes domésticos, para transmitir essa sensação. E alguns elementos podem ser a chave para isso, confira quais são eles:

Biofilia na arquitetura: divisórias em madeira

De fato, a madeira remete ao natural e traz um toque aconchegante ao ambiente. Por isso, usar esse material nas divisórias em um studio, por exemplo, é uma forma de separar ambientes, deixando a atmosfera mais informal no ar.

Biofilia na arquitetura: a arte de pensar no bem-estar através do verde

Entrada de luz natural

Abra as janelas, as cortinas e deixe que a luz natural entre em casa e ilumine todo o ambiente. Contudo, além de renovar o ar da casa, a claridade é capaz de deixar o interior do espaço mais alegre e até mudar o humor das pessoas.

Biofilia na arquitetura: tenha hortas e plantas

Cuidar de plantas é uma terapia que ajuda muito no tratamento da ansiedade. Além disso, o verde é capaz de renovar o ambiente, limpar o ar e, claro, cumprir o papel da biofilia, que é integrar o natural dentro de casa. Você pode colocar plantas em qualquer lugar da casa, desde a cozinha até o banheiro, basta verificar a espécie e como ela deve ser cuidada.

Leia também: Cozinha compacta e funcional é a tendência

Contudo, a biofilia é uma forma de trazer mais vida e alegria para os ambientes. Em casa, é importante ter essa sensação de aconchego e, mais do que isso, viver em um ambiente que proporcione bons sentimentos.

Por fim, para ajudar na missão de deixar sua casa ainda mais gostosa, separamos 5 dicas simples para organizar seu guarda-roupa. Além disso, em nosso blog você encontra também outros tipos de conteúdos e dicas que valem a pena conferir.

confira também no blog

compre
seu imóvel