O guarda-roupa é uma das partes da casa que é usada diariamente, por isso, o ideal é mantê-lo sempre em ordem e arrumado de forma que seja possível ver tudo. De fato, quando falamos em organizar o guarda-roupa pode ser uma tarefa pensa cansativa, mas no final a sensação de dever cumprido é ótima.
Hoje em dia, existem até profissionais que chamam profissional organizer que trabalham justamente para organizar o guarda-roupa. Em muitos casos, essas pessoas até arrumam tudo de uma forma bem útil para o dia a dia.
Porém, não são todos que tem um profissional como esse em suas vidas e precisam de algumas ótimas dicas para manter as coisas da casa em ordem.
Pensando nisso, neste artigo vamos ajudar você na missão de organizar o guarda-roupa com dicas simples, mas que ajudam a manter essa parte do quarto sempre em ordem. Acompanhe!
1. Organizar o guarda-roupa: faça uma limpeza periodicamente
A cada 6 meses, mais ou menos, dedique um período do dia para retirar do seu guarda-roupas as peças que não usa mais. Além de você reduzir a quantidade de coisas que não fazem mais sentido na sua vida, é possível também fazer uma boa ação, doando essas roupas usadas, mas em bom estado.
Você pode usar como critério algumas perguntas simples, como: “usei esta peça nos últimos meses?” ou, ainda, “essa roupa ainda tem relação com meu estilo atual?”, se a resposta for não, separe e doe para dar espaço a outro item.
Limpar o guarda-roupas ajuda a liberar espaço e deixa as outras peças que você usa mais em evidência.
2. Use colmeias para as peças íntimas ou pequenas
Nas gavetas, as roupas íntimas podem se misturar e comumente se transformam em um local desorganizado e, para isso, as colmeias são ótimas na organização.
Hoje em dia, existem diversos modelos de colmeia, como especiais para sutiãs, por exemplo, e outras em que se podem guardar meia-calça entre outras peças íntimas. Outra dica valiosa é etiquetar a parte de cima da gaveta com o nome do item presente naquela colmeia.
Leia também: Móveis planejados: 5 vantagens de optar por eles em seu próximo apartamento
As blusas de ginásticas e shorts também podem ser guardados dessa forma, já que a maioria desses tecidos não amassa. Você pode colocar alguma estampa virada para cima para identificar a peça, sem precisar tirar tudo do armário para encontrar o que deseja vestir.
3. Organizar o guarda-roupa: invista em cabides infantis
Você deve estar se perguntando “mas eu sou um adulto, porque eu compraria cabides infantis?”. Esse modelo de cabine é ótimo para colocar calças jeans, já que tem o tamanho ideal para peça de roupa.
Para organizar o guarda-roupa, dobre a calça da maneira convencional e dobre novamente, pela metade. Elas ficam bem justas nos cabides e dão um visual muito bem organizado das suas calças dentro do móvel.
4. Use um gabarito para dobrar camisetas
Há gabaritos disponíveis de vários tamanhos para dobrar roupas P, M, G, GG, além de modelos especiais para bebês e crianças. Com eles, é possível dobrar as peças de maneira que fiquem iguais e sem correr o risco de amassar.
Leia também: 4 vantagens de ter academia no prédio
Uma boa dica é separar por tipos, como camisetas e camisas polo, etiquetando a parte do armário correspondente para saber onde está cada modelo. Se houver espaço, há a possibilidade de separar por cor para facilitar ainda mais na hora de encontrar sua blusa favorita.
5. Tenha um espaço separado para bolsas e acessórios
Se houver disponibilidade, separe um nicho do seu armário para colocar as bolsas. Preencha os espaços com papel de jornal ou revista para que mantenham sempre o formato e coloque-as em pé, sempre fora do saquinho, se houver. Use o saco apenas para transporte para proteger.
Acessórios e jóias podem ser armazenados em um porta-jóias, para ocupar menos espaço. Essas peças também costumam ter divisórias especiais para colares, brincos e anéis, facilitando o armazenamento.
Organizar o guarda-roupa e mantê-lo arrumado ajuda a deixar o dia a dia mais prático e ainda traz aquela sensação de bem-estar que só um espaço com tudo no lugar oferece. Se você não tem tanto tempo livre, separe uma hora por dia e organize por setores.
Assim, aos poucos, você consegue deixar seus pertences em ordem sem ter que tirar tudo do lugar de uma só vez.
Os imóveis entregues pela ARCHTECH são projetados para ter espaço para muitos armários, sempre pensando em facilitar sua vida e deixar seu lar mais organizado. Dessa maneira, fica mais fácil guardar tudo o que tem e também encontrar seus pertences.
Quer conhecer alguns de nossos empreendimentos? Acesse nosso site e confira!