Andar alto ou baixo: qual é a melhor opção?

Adquirir um imóvel é um processo que envolve uma série de fatores. Localização do empreendimento, valor e formas de pagamento estão entre os primeiros que vêm à cabeça dos compradores. Outro ponto importante que deve ser levado em conta por quem pretende comprar um apartamento é em que andar ele estará. Compensa morar em um andar alto ou baixo? Qual é a melhor opção? Neste post reunimos as principais características de cada uma para ajudar você a fazer a sua escolha.

Como escolher o andar ideal para morar

Decidir se o seu futuro apartamento deve estar em um andar alto ou baixo é uma questão muito pessoal. Não há melhor ou pior, pois as preferências variam de acordo com os moradores. Por isso, antes da compra, é importante entender o que pesará mais na sua escolha. Tanto os apartamentos de andares mais baixos quanto os dos andares mais altos apresentam diferentes vantagens que devem ser consideradas. Confira:

Valores e negociação

Uma das maiores diferenças entre os imóveis de andares mais altos e os dos pavimentos inferiores está nos preços. De modo geral, os apartamentos dos primeiros andares são até 30% mais baratos que os dos pisos de cima. Por essa mesma razão, tendem a ser mais fáceis de alugar ou vender.

Silêncio e privacidade

Apartamentos de andares mais altos costumam estar mais afastados da área social dos condomínios, o que pode garantir mais silêncio para os moradores. A altura também ganha em privacidade e permite deixar janelas e cortinas sempre abertas. Estas características podem ser decisivas para pessoas que prezam por ambientes mais calmos e isolados.

Acesso ao imóvel

De maneira geral, apartamentos situados nos andares mais baixos possuem uma facilidade de acesso maior do que os dos pavimentos mais altos. Não exigem que os moradores se desloquem muito até seus apartamentos e oferecem uma maior independência do uso de elevadores. Por esse motivo, estas unidades costumam ser recomendadas para idosos, pessoas com problemas de locomoção e pessoas com medo de elevador ou altura, por exemplo.

Vista e ventilação

Subir no elevador para chegar aos pavimentos mais altos traz o privilégio da vista que se tem lá de cima, principalmente se o edifício estiver localizado em terrenos mais altos, ou próximo a parques e praças.

Nos andares de cima a ventilação também tende a ser maior por causa da presença de correntes de ar. Por outro lado, quem gosta de ter mais contato com a natureza talvez prefira adquirir uma unidade mais próxima do solo. Com vista direto para o jardim, perto das plantas e da grama.

Como você pode ver, morar em andar alto ou baixo pode ser uma boa opção, com diferentes vantagens. A melhor estratégia é entender as suas necessidades e o seu estilo de vida. Assim fica mais fácil decidir!

Na ARCHTECH, todos os empreendimentos oferecem qualidade de construção, com localização privilegiada e um cuidado especial nos projetos arquitetônicos. Venha conhecer os nossos imóveis e encontre o apartamento que você está procurando!

Compartilhe

Post Relacionado