Dicas para quem pretende morar sozinho

Ser independente é uma grande conquista e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Seja para alugar ou comprar, você precisa estar preparado. Esse é o seu objetivo, mas você não sabe por onde começar? O segredo está em começar a se programar agora mesmo! Para ajudar nessa tarefa, reunimos estas dicas para quem pretende morar sozinho:

Encontre o seu lugar

Tudo começa pela escolha do lugar: é bom escolher o seu novo lar com paciência. Antes de decidir, pense no que é prioridade para você. Localização, espaço, luz natural? Feito isso, comece a pesquisar preços, marque algumas visitas e, de preferência, leve alguém com você para olhar o espaço. Vale pai, mãe, tios ou amigos que já morem sozinhos.

Organize a sua situação financeira 

Morar sozinho, na maioria das vezes, significa ter independência financeira. Para evitar problemas com dinheiro na nova fase, organize as suas finanças. Coloque na ponta do lápis quanto você ganha e quanto você gasta atualmente. Não se esqueça de incluir as dívidas de longo prazo, como financiamentos e parcelas do cartão de crédito.

Reserve dinheiro para emergências

É comum aparecerem gastos inesperados com a manutenção da casa. Ter uma reserva de dinheiro ajuda a solucionar o que for preciso e você não passa nenhum sufoco.

Prefira um imóvel pequeno

De maneira geral, uma casa menor dá menos trabalho. É mais fácil de manter organizada e limpa. Sem falar na economia: o investimento no imóvel é menor, e os gastos com a conta de luz, por exemplo, também são reduzidos.

Conheça o bairro escolhido

Se você vai morar num local diferente de onde estava acostumado é bom conhecer o seu novo bairro. Saber onde ficam os serviços básicos, como supermercado, padaria ou farmácia, por exemplo. Pesquise se dá para ir a pé ou se é necessário usar carro. Investigue como é o acesso ao transporte público na região. Isso pode determinar bastante a sua qualidade de vida.

Pesquise serviços que deseja contratar

Antes mesmo da mudança, pesquise os serviços que você deseja contratar: TV, telefone, internet… Pergunte aos futuros vizinhos quais são as operadoras que eles utilizam e como é a qualidade do serviço prestado. Avalie quais são as suas necessidades e contrate um pacote de acordo com o que precisa.

Compre sem pressa

No início é bem provável que você sinta vontade de comprar tudo de uma vez. Mas não precisa se apressar. Vá conhecendo melhor o seu ambiente e analise os espaços de acordo com o seu uso diário. Assim você escolhe melhor os móveis e acessórios e não se arrepende.

O mesmo serve para fazer as compras de mercado. É mais fácil comprar semanalmente do que mensalmente. Assim você não desperdiça nenhum alimento e não gasta dinheiro à toa.

Compre usado

Talvez no início você não tenha condições de comprar tudo novo. Por isso, uma ótima solução é comprar móveis e utensílios de segunda mão. Na internet dá para encontrar muita coisa e em ótimo estado de conservação. Ah, e fale com os seus familiares! Sempre tem alguém disposto a doar um móvel que já não usa.

Morar sozinho é uma ótima forma de se conhecer melhor. Você certamente vai aprender coisas novas, entre erros e acertos. Aproveite a sua nova liberdade e curta cada momento!

E se você está procurando um canto para chamar de seu, venha conhecer os apartamentos da ARCHTECH. Oferecemos a melhor infraestrutura nos melhores endereços de São Paulo!

Compartilhe

Post Relacionado