Preocupação com a sustentabilidade já é uma realidade no mercado imobiliário

Preocupação com a sustentabilidade já é uma realidade no mercado imobiliário

O termo “imóvel sustentável” ou green building é usado para definir os empreendimentos que usam tecnologia ou práticas mais naturais para reduzir os impactos no meio-ambiente. Esse conceito surgiu na década de 90, mas só nos últimos anos começou a se transformar em realidade. A verdade é que cada vez mais pessoas se preocupam com sustentabilidade e querem fazer a sua parte, começando em casa. As construtoras estão se adaptando para atender essa demanda e muitos empreendimentos já começam a ser pensados tendo essa filosofia como base. Por isso, não há dúvida: a preocupação com a sustentabilidade já é uma realidade no mercado imobiliário.

Características de um imóvel sustentável

Na prática, um edifício sustentável valoriza a preservação ambiental em todas as suas etapas. Desde o planejamento, passando pela construção até o uso em si das unidades.

A economia de água é uma das grandes premissas de um imóvel sustentável. A utilização de torneiras com reguladores de vazão e arejadores podem reduzir o consumo de água em até 60%. A instalação de um sistema de reaproveitamento da água das chuvas é outro recurso que funciona muito bem.

Já a economia de luz é feita através do aproveitamento de energia solar para gerar energia elétrica, de uma iluminação adequada nas áreas comuns (lâmpadas de LED, por exemplo) e da valorização da luz natural em todo o projeto. 

Além disso, utilização de materiais atóxicos e de madeira ecológica, plantio de árvores frutíferas no projeto paisagístico e instalação de um bicicletário costumam ser as principais características destes empreendimentos.

Sustentabilidade no mercado imobiliário brasileiro

Segundo pesquisa realizada em 2018 pela U.S. Green Building Council (USGBC), o Brasil ocupa a 4º posição entre os 10 países que mais desenvolvem construções sustentáveis. Por todo o país, principalmente em São Paulo, os projetos imobiliários sustentáveis começam a ganhar destaque. E a boa notícia é que essa tendência parece ter vindo para ficar. Afinal, o primeiro passo para viver em um mundo sustentável é morar em uma casa sustentável.

Vantagens de adquirir um imóvel sustentável

Uma das grandes vantagens de adquirir um imóvel sustentável é a economia, que já começa no valor do condomínio. As despesas tendem a ser menores graças à redução no consumo de luz, água e manutenção. Por outro lado, as pessoas estão cada vez mais atentas à qualidade de vida e ao consumo consciente. A demanda por imóveis que ofereçam uma estrutura de preservação ambiental só tende a crescer. Então, um apartamento com estas características pode valorizar ainda mais.

Na ARCHTECH estamos sempre atentos às mudanças do mercado e às novas tendências para o setor. O Heaven Design, com lançamento previsto para outubro, possui diversas características de sustentabilidade como reuso de água de chuva para jardim e lavagem, sensores de presença e lâmpadas de led nas áreas comuns de circulação, torneiras das áreas comuns com temporizador, tomada para carro e bike elétrica, elevadores com motores de alta performance e energia regenerativa, entre outras.

Venha conhecer os nossos imóveis e se apaixone pelo projeto que mais combina com você!

Compartilhe

Post Relacionado