Vale a pena dividir imóvel com amigos?

Você está pensando em sair da casa dos seus pais? Vai morar em outra cidade por causa dos estudos, mas não sabe se poderá arcar com todas as despesas de morar sozinho? Uma ótima solução para conquistar a sonhada independência pode ser dividir um apartamento. É uma alternativa para reduzir os custos, poupar e, é claro, ter companhia. Mas será que vale a pena dividir imóvel com amigos? Sem dúvida, é uma decisão que deve ser pensada. Confira estes pontos:

Companhia

Sair do lar familiar é um pulo de independência, mas morar completamente sozinho, de um dia para o outro, pode ser meio solitário. Principalmente para quem estava acostumado a uma casa cheia. Por isso, dividir um apartamento é um modo de manter o convívio com outras pessoas. Se você é do tipo que não gosta de ficar sozinho, certamente vai gostar de ter a companhia dos amigos para conversar e trocar ideias.

Economia

Quem mora sozinho é dono da casa inteira, mas também é o único responsável pelos gastos como água, luz, telefone, internet, condomínio, entre outros. Por outro lado, quem divide apartamento tem mais chances de economizar. Além de rachar as contas, despesas mensais como as compras do supermercado, também podem ser compartilhadas com o outro morador. Se o dinheiro ainda é curto e você tem medo de comprometer o seu orçamento, esta pode ser uma possibilidade de organizar melhor a sua renda.

Renda extra

Outra vantagem de dividir um apartamento e alugar para os amigos é a possibilidade de gerar uma renda extra com esse arrendamento. Com ela, você complementa seu orçamento mensal e consegue maior independência financeira. Isso pode, inclusive, ajudar a pagar um financiamento ou os seus estudos, por exemplo.

Dividir as tarefas domésticas

Cozinhar, lavar a louça e limpar o apartamento… dividir essas atividades facilita a vida e ajuda a organizar o lar. Mas, para que não haja desentendimentos, o ideal é montar um cronograma de tarefas domésticas e dividir o que será responsabilidade de cada morador.

Dica para quem tem medo da convivência

Por mais que o apartamento seja seu, se outra pessoa paga um aluguel, passa a ter direitos sobre o espaço. Nada mais justo. Dessa maneira, as decisões que impactam a vida em conjunto precisam ser conversadas. E isso vale tanto para questões banais quanto para as mais importantes. Decoração das áreas comuns, contratação de novos serviços (telefonia, TV a cabo, internet), divisão da geladeira e dispensa, compra de produtos de limpeza para o lar, consumo de energia e água, reformas ou reparos no imóvel. Também convém estabelecer regras de convivência para garantir a harmonia da casa.

Dividir um apartamento com amigos oferece diversas vantagens. Coloque os aspectos financeiros e pessoais na balança e tome a melhor decisão para você!

Na ARCHTECH você encontra apartamentos modernos e funcionais, com a melhor infraestrutura de transporte, comércio e lazer. É o caso do ARCH HOME, localizado na Vila Mariana. Este empreendimento conta com apartamentos de 1 dormitório e do tipo Studio e fica pertinho das melhores faculdades de São Paulo. Fale com a nossa equipe para conhecer melhor as unidades!

Compartilhe

Post Relacionado