Nas décadas de 50 e 70, usar fibras naturais na decoração era sinônimo de bom gosto e elegância. Com o passar dos anos, esse modelo veio e foi dentro dos lares, mas nunca foi esquecido.
O uso desse material, contudo, ficava restrito a áreas externas ou até a casas de praias e locais onde havia certa informalidade na decoração. Porém, atualmente a tendência voltou forte e na decoração de interiores.
Hoje, as casas da cidade têm recebido vários tipos de fibras naturais em sua decoração, o que traz um toque de leveza combinado com sofisticação, que são os ingredientes para um design de interiores bem sucedido.
A seguir, você vai conferir algumas aplicações das fibras naturais na decoração e dicas para usar esse material e conseguir o efeito esperado.
Onde as fibras naturais se encaixam na decoração?
É possível investir em fibras naturais em praticamente todos os cômodos da casa. Mas a dica é usar o material com moderação, para que ele cumpra o papel de trazer um toque de leveza ao ambiente, sem exagerar na aparição em muitos detalhes.
Na sala de estar, por exemplo, as cadeiras de rattan ou bambu são ótimas opções para quem quer dar à sala um ar mais clean, mas sem perder o estilo. No caso do rattan, há a possibilidade de ser trançado e trazer ainda mais delicadeza não somente para as cadeiras, mas também para poltronas e sofás.
O bambu, por sua vez, é um material muito resistente, por isso sua utilização em cadeiras é indicada para quem deseja ter um item durável e bonito na sala de jantar. O bambu ainda pode ser usado na fabricação de móveis no geral e cestos decorativos.
Há, ainda, a possibilidade de usar o vime no uso de poltronas e cadeiras para sala de jantar. Leve e versátil, o trabalho feito com esse material costuma trazer um resultado estético incrível para o ambiente, ao mesmo tempo em que é um item discreto.
Leia também: Quadros na parede: um guia para acertar na escolha
Já se a ideia é usar a fibra natural em pequenos detalhes dentro de casa, o tapete é um item perfeito para ser o ponto de leveza no espaço. Ele ocupa um espaço considerável, ao mesmo tempo em que fica no chão, não dando atenção total à peça, mas fazendo a diferença na decoração.
O sisal é um exemplo de fibra natural fresca e durável, muito usada no nordeste em produtos artesanais. O tapete feito nesse material é uma ótima pedida.
Conservação das fibras
É importante lembrar que esses materiais são bonitos e tendem a durar muito, mas são naturais e merecem um cuidado especial em sua manutenção. A limpeza deve ocorrer com pano bem torcido e água. Sem uso de produtos abrasivos e deve haver atenção para não deixar pontos molhados e nem úmidos.
Alguns materiais podem, ainda, ser envernizados para que o material fique mais protegido. O acabamento do verniz fica com aspecto levemente brilhante, portanto é importante saber desse detalhe para escolher se quer ou não quer os móveis levem essa tonalidade.
As fibras naturais são ótimas pedidas quando o assunto é dar ao ambiente um toque moderno, leve e sofisticado. Seja em itens de decoração como cestos, caixas, tapetes, ou em móveis, usar esse material é trazer um pouco da natureza para dentro de casa.
Leia também: O revestimento ideal para cada cômodo da casa
Quer conhecer, na prática, alguns exemplos de aplicação de fibras naturais? Venha conhecer o decorado do ARCH BOA VISTA e apaixone-se pela natureza dentro de casa!
Para mais conteúdos e dicas de decoração, clique aqui e acesse o nosso blog. Artigos incríveis para deixar o seu lar ainda mais bonito.