A luz é fundamental para a vida moderna. A iluminação para cada ambiente de uma casa é a parte mais prazerosa de qualquer mudança ou reforma, pois é quando você escolhe as luzes certas que serão boas em todos os sentidos, seja em qualidade de vida ou economia.
Um ambiente iluminado é o que permite que as pessoas enxerguem, consigam trabalhar, ler um cardápio no restaurante, as notícias no jornal de manhã e até facilita a comunicação, já que é mais fácil olhar nos olhos das pessoas para falar e conseguir entender seu tom de voz, que sempre vem acompanhado de uma expressão facial.
Mas a iluminação, ao longo dos anos, foi muito mais longe do que se podia pensar. Hoje, ela se transformou em um conceito de decoração. Ou seja, quanto mais você caprichar nas luzes dentro de casa, mais sofisticada e aconchegante ela parecerá.
Quer saber como projetar a iluminação certa para cada ambiente da sua casa? Continue a leitura e confira!
Entenda quais são os tipos de iluminação para cada ambiente
Antes de saber o que fazer em casa ambiente, o ideal é entender os nomes e os respectivos tipos de iluminação. Observe os mais comuns a seguir:
- Iluminação difusa: é o tipo comum, aquela luz que fica na parte central de um cômodo e difunde a iluminação para todo o ambiente. Ela precisa ser forte o suficiente para iluminar o espaço por completo;
- Iluminação indireta: ela não tem um foco de iluminação, mas serve como um ponto de luz para deixar o ambiente mais aconchegante. Geralmente são amareladas e estão presentes em abajures e arandelas;
- Iluminação direta: é aquela usada para dar destaque a algum objeto decorativo da casa. Pode ser colocada uma luz sobre uma escultura, um quadro ou qualquer outro objeto. Geralmente são feitos com spots direcionáveis, lustres ou iluminação embutida.
Cada cômodo, uma iluminação
A partir da funcionalidade de um cômodo é que o projeto de iluminação começa a ser criado. Por isso, cada espacinho da casa precisa de um projeto diferente.
Cozinha
Por ser um espaço onde as pessoas costumam preparar os alimentos, cozinhar e até servir como ponto de encontro em uma reunião informal, é importante que a cozinha seja muito bem iluminada.
Um bom projeto envolvendo uma luz difusa, que seja potente o suficiente para iluminar todo o ambiente, já resolve a situação e deixa o espaço ainda mais bonito.
Leia também: Decoração da virada: invista nesse espaço
iluminação para cada ambiente: Sala
A sala merece uma atenção especial em seu projeto de iluminação. É por ela que seus convidados entram e, portanto, é o primeiro impacto que terão da sua casa. Além da luz difusa, que deve estar presente na maioria dos cômodos, projetos de iluminação periférica, direta e indireta também ajudam a dar um efeito incrível.
De fato, distribuir abajures pela sala e colocar um spot sobre um quadro deixa o ambiente com um ar sofisticado.
iluminação para cada ambiente: Quartos
Contudo, a iluminação dos quartos deve ser, além da iluminação difusa, um ponto com iluminação indireta para ajudar a relaxar. Ou seja, coloque uma boa luminária em sua mesa de cabeceira e veja como seu quarto ficará mais aconchegante.
A iluminação adequada para cada ambiente vai, com certeza, deixar sua casa mais bonita. Além disso, dá um ar de cuidado e dedicação com os detalhes que fazem a diferença!
Leia também: Vila Mariana: motivos para morar ou investir em imóveis no bairro
De fato, agora que você já sabe qual a iluminação adequada, que tal procurar um novo lugar para morar e investir na decoração e no seu bem-estar? o See Jardim Prudência tem tudo o que você precisa.
Além disso, no Blog ARCHTECH você encontra diversos conteúdos e dicas para uma boa decoração e informações sobre o mercado. Vale a pena conferir!