Com a rotina cada vez mais agitada, muitas pessoas acabam deixando de lado o consumo de arte. Porém, ela tem um papel fundamental em nossa vida, tanto para o desenvolvimento pessoal como para nossa conexão com a cultura e com a sociedade em que vivemos. O passeio cultural em SP é considerado um dos melhores, por conta da sua diversidade.
Mas, mesmo com toda essa diversidade que temos em nossa cidade, existem pessoas que ainda não conhecem alguns lugares e acabam não fazendo um roteiro cultural por falta de conhecimento. Ou seja, a falta de acesso às opções de cultura acaba limitando as pessoas.
Ao consumir a arte, seja através de museus, exposições, teatros, cinemas ou outros passeios culturais, estamos expostos a novas perspectivas, ideias e formas de expressão. De fato, isso tem um poder enorme de nos inspirar, desafiar e enriquecer a nossa visão do mundo.
Pensando nisso, a ARCHTECH trouxe um conteúdo completo com 10 dos melhores lugares para um passeio cultural em SP. Continue a leitura para saber mais!
Passeio cultural em SP: Theatro Municipal
O Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais antigos e importantes do Brasil. De fato, a sua história centenária vem do grande desejo da elite cafeeira paulista de transformar a cidade em um dos grandes pólos culturais do mundo.
O Theatro foi inaugurado em 1911 e já foi palco de grandes apresentações nacionais e internacionais, com milhares de espetáculos em seu currículo.
O prédio centenário além de abrir as portas nas noites que têm atrações especiais, também oferece, de maneira gratuita, passeios durante o dia. Esse passeio cultural em SP conta com tour incrível pelas salas do espaço, enaltecendo a sua elegância e arte.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República.
Horário de funcionamento: Terça e quarta – 18h à 01h; Quinta e sexta – 18h às 02h: Sábado – 18h às 03h; Domingo e segunda – fechado (exceto em vésperas de feriado).
A casa modernista
A cada modernista é considerada a primeira obra de arquitetura moderna que foi implementada aqui no Brasil. A casa foi construída em 1928, por autoria do arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik.
O seu jardim, um dos pontos mais bonitos da casa modernista, foi projetado por Mina Klabin e acabou ficando bastante conhecido pelo uso pioneiro de espécies tropicais. Ela fica localizada na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, e também é parte do Museu de Arte de São Paulo.
Endereço: Rua Santa Cruz, 325 (Vila Mariana).
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h.
Japan House
Inaugurada em 2017 na Avenida Paulista, a Japan House é o primeiro centro cultural do mundo dedicado à cultura nipônica. De fato, nós sabemos a importância que a cultura japonesa tem em São Paulo e essa é uma justa homenagem a esse povo.
A casa, que traduz do século 21 ao mesmo tempo em que mostra as raízes e tradições do país, oferece ao público exposições, oficinas, gastronomia e muita tecnologia – tudo isso com entrada gratuita.
O passeio cultural em SP está em um prédio de três andares que conta com cafeteria, restaurante, jardim e biblioteca com cerca de 2 mil exemplares. Ou seja, essa é uma grande oportunidade de conhecer uma cultura tão rica e importante para a formação de São Paulo.
Endereço: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista
Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 18h.
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Mais conhecido como MIS, o Museu da Imagem e do Som é um passeio cultural em SP bastante conhecido, principalmente por trazer exposições elaboradas e tecnológicas que atraem a galera mais jovem.
O museu segue a filosofia de registrar e preservar as obras audiovisuais do passado e do presente, a fim de fazer um levantamento da vida brasileira nos aspectos humanos, culturais e sociais. Além disso, o espaço conta com mais de 200 itens e possui uma programação bem diversificada.
Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Horário de funcionamento: Terças a sextas 13h às 18h; terças a domingos 11h às 19h; terças a sextas 12h às 16h | 18h às 23h.
Passeio cultural em SP: Terraço Itália
Que tal aproveitar o passeio cultural em SP e curtir uma das vistas mais bonitas da cidade? Coloque no seu guia uma visita ao Terraço Itália. Ele é um dos prédios mais altos, não só de São Paulo, mas também do Brasil e foi inaugurado em 1965.
Além disso, o prédio conta com uma galeria de arte e um teatro no andar térreo, e com o famoso terraço na cobertura do 41º andar, onde é possível ter uma vista 360 graus da cidade de São Paulo.
Caso bata a fome durante a visita, o prédio tem um restaurante italiano incrível. Comer uma boa comida e admirar a vista da cidade de São Paulo é um momento único!
Endereço: Av. Ipiranga, 344 – 41º andar | Centro
Bar Terraço: Segunda a Sexta – das 15h às 00h | Sábado – das 12h à 01h | Domingo e Feriado – das 12h às 23h.
Almoço: Segunda a Domingo – das 12h às 16h.
Jantar: Segunda a Quinta – das 19h às 00h | Sexta e Sábado – das 19h à 01h | Domingo e Feriado – das 19h às 23h.
Templo Zu Lai
Como formas de conhecer novas culturas, um passeio cultural em SP que pode surpreender você é uma visita ao Templo Zu Lai, que fica localizado em Cotia, na grande São Paulo.
Vinculado ao budismo chinês, ele é considerado como o maior templo budista da América Latina, com 1000 metros quadrados de área construída. Dentro das suas atividades, existem os dias abertos à visitação, práticas de meditação, além de uma cafeteria e uma lojinha local.
Um lugar incrível para quem está buscando conhecer mais sobre a cultura budista e levar ao autoconhecimento.
Endereço: Estrada Fernando Nobre, 1461. Parque Rincão
Horário de funcionamento: Sexta-feira: das 12h às 17h. Sábados e domingos: das 9h30 às 17h.
Passeio cultural em SP: Mirante 9 de Julho
Revitalizado em 2016, o Mirante 9 de Julho é um dos espaços multiculturais mais ricos da cidade. Porém, apesar de ser um dos mais ricos, ele é totalmente de graça para o seu público, sendo um ótimo passeio cultural em SP.
O local oferece uma programação com muita arte urbana, projetos culturais, exibições de cinema ao ar livre, exposições e, até mesmo, sinal de wi-fi grátis. O café do mirante está à disposição para quem sentir fome durante o passeio ou para tomar um bom drink.
Endereço: R. Carlos Comenale, s/n – Bela Vista
Horário de funcionamento: 10 às 22h – terça à domingo (e feriados)
Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP)
Um dos projetos do grande arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu da Arte Contemporânea da USP já foi um dia a sede do Detran SP. O prédio fica no parque Ibirapuera e possui um acervo com mais de 10 mil obras, entre pinturas, fotografias, tridimensionais, gravuras, arte conceitual, objetos e instalações.
De fato, considerado um dos maiores museus da capital, ele é um centro de referência para a arte contemporânea e moderna, brasileira e internacional. Além disso, o rooftop você pode encontrar um restaurante, bar e café, além de uma vista incrível de um dos maiores parques da cidade.
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 11 às 21h
IMS (Instituto Moreira Salles)
O IMS fica localizado na Avenida Paulista, em um prédio envidraçado com sete andares e 1200 metros quadrados de espaço, que chama bastante atenção de quem vem da Consolação para a avenida mais famosa da cidade.
Além das exposições, o espaço também recebe workshops, oficinas, debates, shows e mostras de cinema. Os visitantes também podem desfrutar de uma biblioteca com mais de 6 mil exemplares especializados em fotografia. Além disso, o espaço também tem a sua própria livraria, café e restaurante.
Endereço: Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista
Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados das 10h às 20h (fechado às segundas)
MASP (Museu da Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
Por fim, para finalizar a lista de passeio cultural em SP, não poderíamos deixar de falar de um dos cartões postais da cidade, o MASP. Esse é um dos locais mais importantes quando o assunto é arte ocidental da América Latina.
Contudo, a coleção conta com mais de 8 mil peças, incluindo obras de Rafael, Mantegna, Botticelli, Delacroix, Renoir, Monet, Cézanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse, Chagall, Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti, entre outros.
Já são mais de 70 anos de história do MASP recebendo as exposições mais importantes do país e do mundo.
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Horário de funcionamento: Terça-feira: das 10h às 20h. Quarta a domingo: das 10h às 18h.
De fato, fazer um passeio cultural em SP pode ser um programa ótimo para o final de semana. Além desses que citamos, a cidade conta com diversos outros lugares que podem entrar em seu roteiro.
Por fim, para mais dicas e informações sobre o que fazer na cidade que nunca dorme, acompanhe o blog ARCHTECH e veja mais conteúdos interessantes para você.