Como é calculado o valor do metro quadrado

Sabemos que adquirir um imóvel é uma decisão importante, que impacta na vida de qualquer um. Nessa hora, poder avaliar quanto vale realmente a propriedade que você quer comprar transmite muita tranquilidade. Para ter a certeza de estar fazendo um bom negócio saiba como é calculado o valor do metro quadrado no mercado imobiliário.

Fatores que influenciam no valor do metro quadro do imóvel

Algumas características do imóvel influenciam diretamente no seu valor. De maneira geral, os detalhes que precisam ser observados são o tamanho, os acabamentos e a área de lazer do condomínio. Fatores como boa iluminação natural e ventilação também são valorizados.

A localização também impacta no valor da propriedade e o valor do metro quadrado pode variar bastante dependendo da região. De maneira geral, quanto melhor a infraestrutura urbana e a oferta de serviços e lazer, maior será o preço do imóvel.

O entorno – vizinhança e segurança, principalmente – também pesam. Áreas com muita poluição sonora, por exemplo, são influenciadas negativamente por isso. Já os locais próximos a parques e outras áreas verdes são mais valorizados.

A mobilidade é outro ponto importante. Lugares com disponibilidade de transporte público e boas vias de acesso são os mais procurados. Assim, casas e apartamentos mais próximos ao centro das cidades costumam ter um preço de venda mais alto.

Também existe a possibilidade de uma valorização do metro quadrado em função do desenvolvimento da região. Construções de infraestrutura planejados para os próximos anos, como praças, avenidas, shoppings e estações de metrô, podem influenciar.

Se você estiver na dúvida, vale a pena pesquisar qual é o valor do metro quadrado praticado no bairro escolhido e multiplicar pelo tamanho do imóvel desejado.

A tipologia do imóvel é outro fator que pode influenciar no valor do metro quadrado. Algumas unidades são, sim, mais procuradas pelo público geral. É o caso de apartamentos mais altos ou do tipo Garden que contam com terraço, por exemplo. Idade e estado de conservação do imóvel também são fatores para analisar. Porém, a não ser por exceções como propriedades antigas com valor histórico, de maneira geral quanto mais novo o imóvel, maior o seu valor. Ao mesmo tempo, vale ressaltar que estes pontos são mais subjetivos e cíclicos. Podem variar de acordo com a tendência do mercado imobiliário.

Tudo depende também da necessidade ou do objetivo da compra. Famílias maiores tendem a procurar imóveis mais espaçosos. Solteiros, aposentados e estudantes pesquisam por studios ou apartamentos compactos. Seja qual for o seu caso, o valor do metro do quadrado é um dos principais mecanismos para saber se o imóvel oferece uma boa relação preço e qualidade. Entender estes critérios e como eles se relacionam com o preço final ajuda a esclarecer possíveis dúvidas. Estar bem informado é, sem dúvida, a melhor maneira de fazer um bom investimento.

A ARCHTECH é reconhecida no mercado imobiliário pela qualidade de construção dos seus empreendimentos e pela transparência na hora de fechar negócio. Venha conhecer os nossos lançamentos e encontre o apartamento que você está procurando!

Compartilhe

Post Relacionado