Conquiste sua casa própria com uma boa gestão financeira

5 dicas para te ajudar a ter foco e conquistar a sua casa própria

Colocar planos em prática exige planejamento e dedicação. Com a compra de um imóvel não é diferente. Uma boa gestão financeira faz toda diferença na caminhada rumo ao início – ou aumento – do seu patrimônio. Se você tem dificuldade para se organizar, é importante observar alguns aspectos do seu dia a dia e mudar certos hábitos. Reunimos estas 5 dicas para te ajudar a ter foco e conquistar a sua casa própria:

1. Economize para ter uma boa entrada

Fazer uma reserva financeira é o primeiro passo para comprar um imóvel. Quem consegue juntar uma boa entrada sai com vantagem pois tem chance de negociar juros menores no financiamento. E de reduzir o tempo para quitação do saldo devedor. Além disso, ter um financiamento aprovado exige que as parcelas mensais estejam alinhadas com seus ganhos, para não causar desconfortos financeiros. Isso significa que se você se acostuma a economizar uma quantia por mês, na hora de pagar o empréstimo esse valor já estará adaptado ao seu orçamento.

2. Corte os gastos supérfluos

As saídas do final de semana, os passeios no shopping, as compras pela internet. Isolados, são gastos que parecem não ter peso no seu orçamento. Mas, certamente, fazem muita diferença.  Para entender com clareza qual é o seu gasto mensal em supérfluos, comece detalhando tudo em uma planilha. Você pode ficar surpreso ao notar que não economiza mais devido a gastos que poderiam ser evitados.

3. Priorizar é atingir sua meta

Parece difícil deixar de lado pequenos hábitos? Tenha em mente o momento que você está vivendo, e o desejo de conquistar a casa própria. Faça sua gestão financeira de um modo responsável. Em primeiro lugar pague suas contas mensais, em seguida separe uma quantia fixa e guarde numa poupança ou num fundo de investimento. Essa deve ser sua prioridade.

4. Analise sua situação

Há variáveis que devem ser levadas em consideração para o sucesso da sua empreitada. Uma delas é se você paga aluguel ou a prestação de um carro, por exemplo. Se esse for o seu caso ter um planejamento financeiro é mais necessário ainda. Pense de forma inteligente ao avaliar suas necessidades de consumo. E, acima de tudo, estabeleça uma meta realista.

5. Pesquise e esteja preparado

Se a sua ideia é pedir um financiamento imobiliário, um ótimo passo é começar a se organizar. Pesquise preços, pesquise as taxas dos diferentes bancos. Mesmo que ainda pareça algo distante. Assim você começa a traçar seu objetivo. Providencie a documentação necessária, verifique se o seu nome está limpo e simule um financiamento. Um simulador considera o que você precisa dar de entrada, o tempo para pagar o empréstimo e o valor de cada parcela. Reúna tudo numa pasta e esteja preparado. Nunca esqueça que oportunidades inesperadas também podem surgir.

Essas são algumas maneiras para você se organizar e conquistar a casa própria. Pode ter certeza: a satisfação de atingir seu objetivo compensará cada esforço realizado.

Compartilhe

Post Relacionado